Esqueça as tradicionais exposições em galerias de arte convencionais. Um apartamento de luxo de 350 m² no coração de Paris, abriga temporariamente o projeto artístico Squat # 1, que reúne trabalhos de três renomadas galerias de arte: Balice Hertling, de Paris eNilufar e Dimore, de Milão. Todas são especializadas em peças de coleção, quase sempre únicas, exclusivas e de vanguarda, que confundem as fronteiras entre arte e design.
Paralelo à Foire Internationale d'Art Contemporain (FIAC), feira de arte contemporânea que terminou no último domingo na capital francesa, o projeto Squat #1 preferiu abandonar os espaços convencionais de exposição, e aterrissou na luxuosa residência, a fim de expor os objetos em contextos mais familiares e intimistas, aproximando o público das obras.
Passeando entre uma sala e outra do apartamento, o público pode conferir obras históricas e contemporâneas, projetos de pesquisa e objetos desenhados por grandes mestres da arte, como Gio Ponti, Martino Gamper, Oscar Tuazon, Kerstin Braetsch, Richardot Samuel e outros.
Entre as obras destacam-se as luzes de parede, de Venini (1975), a pintura de Francesco Vezzoli, as mesinhas e as poltronas do italiano Gio Ponti (1960), os sofás “Koala” dos franceses Garouste & Bonetti (1990), as luminárias de teto de Hans Agne J, a mesa baixa de Philip e Kelvin Laverne (1960), a mesa de centro de Ettore Sottsass (1983), os castiçais do italiano Gino Sarfatti (1960), o tapete persa de lã (1950) e geométrico de Pierre Cardin, os vasos de barro sobre a mesa de Cristina Carlini, e as luminárias de piso de Pietro Chiesa (1950) e de parede, de Paavo Tynell (1947).
Apostando no sucesso do Squat # 1, Nina Yashar, da Nilufar, pretende levar o conceito da mostra para outras cidades e capitais européias, com o intuito também de abrir as portas das casas-galeria para ocasiões sociais de todos os tipos, tornando-as ainda, espaços para reuniões e troca de conhecimento sobre arte e design.
matéria veiculada no site da revista casavogue
Nenhum comentário:
Postar um comentário