segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Inspiração para décor de apartamento em Gramado/RS


     Finalmente!  mais um projeto, nova empreitada, desta vez um com clima bem diferente um do outro ...
... antes apartamento de férias na praia e agora apartamento de fim de semana na Serra.Que maravilha!
Pra começar a ideia inicial  já de cara foge do shabby chic*, provençal, rústico, chalé inglês, cottage... enfim tudo que Gramado tem ( e em alguns casos até gosto ) mas que na minha opinião, na grande maioria é decorado e ou idealizado de uma maneira errônea, dando um aspecto açucarado, ultrapassado e em muitos casos cafona.Não que não possa vir a existir nesta decoração um toque destas tendências, pois adoro a mistura e nunca realizo um projeto totalmente pensado em somente um estilo ou tendência.



Felizmente surgiu em Gramado um hotel do qual  já mencionei Saint Andrews ( http://www.saintandrews.com.br/) que acabou de vez por colocar Gramado em um nível de hotelaria internacional!

A ideia é ser um apto que passe a impressão de um quarto de hotel , de luxo, inspirado descaradamente no Hotel Saint Andrews mesmo, para os desavisados, exite acomodações de luxo com salas de espera, mesa de jantar, banheiros e torna extremamente possível essa conversão de um apto tradicional com essa vibe de hotel.


                      A inspiração é do luxo de Paris!
paredes com boiseries , lareira com frontão de mármore, cortina com tecido mais nobre e para essa sensação de um hotel particulier , com as devidas proporções, mantendo a essência do termo, segue abaixo algumas ideias de uso para os ambientes.

                                      Exemplificando:
Assentos com a quantidade específica para cada morador ( existirá a possibilidade de mais alguns assentos para visitantes )mas, na prática esses assentos terão utilidade no " dia dia " pelos moradores e com sua expectativa de uso.
 Poltrona Bergére para frente da lareira, 
chaise longue para a soneca em frente ao fogo,
cadeiras Luis XV, 
bufe para auxiliar as refeições.
a eliminação da sala de jantar, em substituição uma mesa circular em frente a sacada para contemplação da vista e da luminosidade ( ou da serração e chuvas deliciosas no inverno ), 
O home, com um sofá com a quantidade exata de assentos dos moradores, explicado pelo pouco uso de um casal com um cão.

Como de costume essa inspiração poderá mudar e o décor ser transformar em outra coisa,( vide décor apto de Floripa) e esse desafio é o que mais curto!

Todos que leem o blog com assiduidade sabem que curto o clássico misturado com o moderno ou reinventado e nesse projeto fica a pergunta: vou fazer um clássico mais contemporâneo ( requintado mas menos ostensivo ) ou vou me deixar levar pelo luxo, requinte e um pouco menos fluído?

Algumas fotos de inspiração:





















*Shabby Chic nasceu nos anos 70 e foi usado por um designer britânico para descrever uma tendência que estava bombando nas casas da Inglaterra naquela época. Na tradução literal, o significado é algo como “chique gasto” ou “chique esfarrapado”. Ou seja, o forte desse estilo é mesclar peças sofisticadas, com pegada clássica, como poltronas suntuosas, com objetos e materiais desgastados, de bandejas de metal a espelhos enferrujados e mesas de madeira descascada. -
FONTE: See more at: http://casadevalentina.com.br/blog/detalhes/decoracao-shabby-chic-1930#sthash.ZF9E9Wm5.dpuf


Nenhum comentário:

Postar um comentário