Trazer a natureza pra dentro de casa e viver de maneira sustentável são ideias que já passaram de conceito a realidade, mas o designer alemão Werner Aisslinger parece estar um passo à frente em todos esses quesitos: ele está desenvolvendo um processo inovador para produção de mobiliário, usando apenas uma planta e um molde. Ou seja, Aisslinger está, literalmente, plantando design.
O esquema funciona assim: utilizando uma estrutura de metal vazada com superfície perfurada como molde, Aisslinger conseguiu controlar o crescimento dos galhos de um salgueiro que ele plantou para que ficassem com a forma de uma cadeira.
O resultado da “colheita teste” foi mostrado em uma das exposições paralelas do Salão do Móvel de Milão, em abril passado. A cadeira Farm, feita com galhos de salgueiro entrelaçados, é apenas o primeiro passo, mas já um excelente resultado, tendo em vista a revolução na produção de mobiliário proposta pelo designer.
Vale enfatizar que, além de sustentável, a ideia desafia a indústria e a produção em massa, transformando design em algo único, porém, acessível. Segundo o designer, escolher a planta não é tarefa fácil, já que ela precisa ser flexível o suficiente para crescer de acordo com o formato do molde e também endurecer rapidamente. Para manter total sustentabilidade, é preciso investigar a planta correta, dependendo do local onde o móvel será produzido. Na Ásia, por exemplo, a melhor alternativa seria o bambu, que pode chegar a crescer 30 cm por dia.
É possível que a peça torne-se realidade comercial mais rápido do que se imagina, já que Werner Aisslinger acaba de emplacar parceria com a Moroso – a empresa colocou em produção a cadeira Hemp, que havia sido lançada por ele também em uma exposição paralela em Milão durante a edição de 2011.