A chinoiserie é uma imitação ou evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitetura ocidentais. O termo é aplicado particularmente à arte do século XVIII, quando desenhos pseudo-chineses de inspiração fantástica e extravagante combinavam bem com o alegre estilo rococó que dominava na época.
"Parece chines mas é feito na Europa".
Chinoiserie, de "chinois" os franceses para o chinês, foi um estilo inspirado pela arte e design a partir de China, Japão e outros países asiáticos. Na porcelana do século 18, seda e laca importada da China e do Japão eram extremamente elegante. Isso levou muitos designers e artesãos a imitar modelos asiáticos e para criar suas próprias versões fantasiosas do Oriente britânicos. O estilo estava no auge 1750-1765.
Características
Figuras chinesas
Pessoas com roupas chinesas são uma característica do estilo chinoiserie. Às vezes, esses números foram copiados diretamente a partir de objetos chineses, mas mais freqüentemente eles se originaram na imaginação do designer.
Paisagens fantásticas
No século 18 na Grã-Bretanha, China parecia um lugar misterioso, distante. Chinoiserie recorreu a esta imagem exótica. Objetos destaque paisagens fantásticas com pavilhões fantasiosas e pássaros fabulosos, por vezes inspirados por aqueles representados em objetos chineses reais.
Dragões
Para os designers britânicos dragões chineses e japoneses resumiu tudo o que era estranho e maravilhoso sobre o Oriente. Estas bestas míticas tornou-se motivos Chinoiserie comuns.
Pagodes
As linhas deslumbrantes sobre os telhados de pagodes chineses foram incorporadas uma grande variedade de objetos Chinoiserie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário