domingo, 7 de julho de 2013

A ‘Caixa Verde’, na Itália-Refúgio encoberto pela vegetação


Poucas reformas transformam a casa no próprio jardim. Bem, é o caso aqui. Os arquitetos do escritório Act Romegialli envolveram a construção com uma grelha de metal galvanizado, na qual as plantas se fixam. A vegetação escolhida é em sua maioria caducifólio  ou seja, aquelas cujas folhas caem. Na base da casa as plantas são de tipos diferentes: herbáceas perenes, anuais e bulbosas, para garantir que haja flores o ano todo.


Antes da intervenção a construção era apenas uma garagem sem importância no terreno de uma casa de veraneio. Hoje o lugar é um abrigo verde no meio da floresta dos Alpes Raethian, na Itália. A natureza da propriedade foi tratada de modos diferentes: em alguns pontos está ainda selvagem, em outros há jardins (floridos ou não) e, por fim, há áreas repletas de rochas pelo solo. 
Dentro da pequena edificação há um cômodo exclusivo para guardar o equipamento de jardinagem – uma paixão do proprietário. Além disso, existe uma área para cozinhar e um espaço de convivência. Os materiais são rústicos e simples: aço galvanisado na cozinha e nas janelas, e pranchas de pinheiro-larício no piso e nas portas. Sem pretenção, mas repleto de encanto, este é um local perfeito para o isolamento relaxante.











Nenhum comentário:

Postar um comentário